O armazenamento de dados na Cloud é um tópico em contante evolução. No entanto gostava aqui de abordar alguns conceitos.
Comecemos por uma definição: o armazenamento de dados na Cloud refere-se a um repositório de informação digital num ou mais servidores, numa ou mais localizações.
Vou focar-me aqui nas soluções empresariais e não no armazenamento de ficheiros pessoais, embora possa haver aqui alguma sobreposição.
O conceito de armazenamento de dados na Cloud é um conceito que apareceu com a disponibilização no mercado de infraestruturas de rede baseadas na “Cloud”.
A Amazon abriu as portas deste negócio em 2006 com a introdução do “Amazon Web Services S3”. Atualmente temos uma panóplia crescente de empresas que oferecem serviços de armazenamento de dados na Cloud. Aqui podemos incluir a Amazon, a Box, a Google, a HP, a Microsoft, a Oracle, a Rackspace e a Zetta.
Um dos motivos do sucesso dos serviços de armazenamento de dados na Cloud é o facto de poderem ser adaptados a uma enorme variedade de necessidades. São utilizados para armazenar dados de aplicações, sendo completamente independentes da localização do utilizador. São utilizados pela “Big Data”, quer nos refiramos à quantidade de registos, quer ao tamanho dos ficheiros. São utilizados para armazenamento de ficheiros de utilização diária, mas também para cópias de segurança: armazenamento de longo prazo de todo o tipo de registos para “disaster recovery” em caso de emergência.
Existem numerosos benefícios se optarmos pelo armazenamento de dados na Cloud. O principal entre eles é o acesso. Os nossos dados passam a estar disponíveis a partir praticamente de qualquer local no planeta que tenha uma ligação à Internet. A escalabilidade é outra das vantagens. O armazenamento Cloud é, em teoria, infinito, podendo crescer à medida das nossas necessidades. A segurança é outro dos benefícios primordiais. O acesso aos nossos dados pode ser restringido a utilizadores autorizados. Para além disso, o armazenamento Cloud oferece redundância: não só dentro do mesmo data centers mas também para regiões geográficas distintas. Com isto, a possibilidade de perda de dados torna-se muito limitada. Deixei para o fim um dos melhores argumentos: o custo. Armazenar os nossos dados na Cloud pode significar uma redução muito significativa com a manutenção de servidores. Aqui reduzimos não só os custos com os servidores físicos, mas também o número de horas de mão-de-obra necessárias para manutenção desses servidores.
No reverso da medalha, existem também riscos que devem ser considerados. O maior deles atualmente, na era dos cyberhackers, será a segurança. Os fornecedores de serviços de armazenamento na Cloud devem implementar estratégias fortes, com atualização contínua, de prevenção do comprometimento dos dados. A privacidade anda lado-a-lado com a segurança. Como estamos a falar de dados armazenados num ou mais locais, temos de nos assegurar de que estes são encriptados e acessíveis apenas a utilizadores autorizados. Para além disto, devemos informar-nos acerca da política de privacidade que é aplicada nas localizações onde se encontram os data centers. Devem ser consideradas também questões relacionadas com as redes. Embora o “downtime” que pode levar à inacessibilidade dos dados seja talvez uma das nossas últimas preocupações, a velocidade de backup e de restauro que podem ser afetadas pela largura de banda e pelo número de pedidos, devem também ser tidas em consideração.
Os vários fornecedores de serviços de armazenamento de dados na Cloud oferecem um espetro amplo de serviços. No entanto, quase todos fornecem gestão online do armazenamento, incluindo operações de importação, de exportação e de backup. Fornecem ainda acesso através de API (Application Programming Interface) para controlo automatizado dos dados armazenados. Fornecem ainda métodos para a otimização de operações como por exemplo o estabelecimento de listas de controlo de acessos a utilizadores autorizados ou a definição da transferência de múltiplos objetos de dados em paralelo para maior eficiência. Com isto ficamos com uma visão global do armazenamento de dados na Cloud. Conto em breve abordar um dos fatores que mais podem afetar a adoção desta opção: o custo.