Em frente a um computador podemos estar, por exemplo, estar a trabalhar uma folha de Excel, a movimentar um personagem do Fortnite em fuga da tempestade ou perante um site de comércio eletrónico onde acabámos de fazer uma compra e temos de começar a preencher um formulário com a nossa informação.
Em qualquer uma destas situações, começamos sempre com algum tipo de dados em bruto. Esses dados são enviados para armazenamento, que é feito normalmente no disco local, mas pode ser também num CD-ROM ou algures numa cloud, como por exemplo no servidor em que está alojada a loja de comércio eletrónico.
Na realidade, pouco importa. Mais importante é sabermos que tudo começa com dados em bruto.
Quando iniciamos um programa, a primeira coisa que normalmente é feita é pegarmos nesses dados, através da abertura de um ficheiro. Esses dados são enviados para a memória RAM. O passo seguinte é dar início ao processamento carregando num determinado botão.
No mundo dos computadores temos muitos botões em que podemos carregar. Estes botões manifestam-se no teclado, no rato ou em algo semelhante.
A isso chamamos de entrada (input). Controlamos as entradas para dizer ao processador como é que queremos processar os dados.
Depois do processamento estar feito, vemos o que foi feito através das saídas (output). A manifestação do output pode ser vista por exemplo no monitor. No entanto, esta visualização pode ser feita também, por exemplo através de uma impressão de uma folha de papel numa impressora. Utilizamos esta saída para nos ajudar a ver como se os dados estão a ser manipulados da forma que queremos.
Depois dos dados serem processados permanecem em memória. Se quisermos aceder novamente a estes dados, temos de os armazenar.
Num computador temos, então: armazenamento, entrada, processamento, saída.

Como funciona um computador: os dados são carregados na RAM para que possam ser trabalhados pelo processador. De seguida, os utilizadores fazem entradas de maneira a dizer de que forma os dados são processador. Por fim, na saída temos os dados processados que são, normalmente, vistos num monitor.
Como funciona um computador