Quando chega a altura de escolher e comprar um computador, uma das primeiras decisões que temos de tomar é se queremos um computador fixo, um portátil ou até mesmo um tablet. Devido a ter muitos alunos/formandos que me pedem o meu conselho sobre as diferentes hipóteses, resolvi escrever este artigo comparativo: computador fixo versus portátil versus tablet.
Computador portátil
Como podem ver na imagem, temos aqui um exemplo de um computador portátil. Estes são também frequentemente chamados de laptops. Os computadores portáteis são desenhados e contruídos com a portabilidade em mente, sendo fácil encontrar modelos com menos de dois quilogramas. Além disso, estes equipamentos possuem o monitor, o teclado e o dispositivo apontador integrados pelo que, frequentemente, não é necessário ligar mais periféricos ao computador.
Computador fixo
Este é um exemplo de um computador fixo ou computador de secretária. O termo computador de secretária pode significar diferentes coisas, mas neste contexto refere-se a um computador que se instala em cima ou ao lado de uma secretária ou mesa de trabalho. O computador em si não tem um monitor, um teclado ou rato embutidos. No entanto, o teclado e o rato são frequentemente fornecidos ao comprar o computador. Estes periféricos têm de ser ligados ao computador na altura em que a instalação é feita. Os computadores de secretária não são feitos para serem portáteis ou mesmo para serem transportados de forma simples.
Como é que decidimos que tipo de computador é que devemos comprar? Na maior parte das vezes, devemos apenas escolher um computador portátil se necessitarmos efetivamente da portabilidade. Muitas vezes encontramos computadores portáteis que são tão ou mais potentes que os seus equivalentes fixos, mas têm um custo superior para a mesma capacidade. Os computadores fixos têm ainda a vantagem de serem mais atualizáveis.
Sim, é verdade que os computadores têm portas USB para adicionar discos externos, mas é também verdade que os computadores de secretária têm mais portas USB disponíveis e têm ainda slots para placas de expansão para drives óticos ou discos internos. Os computadores fixos são também frequentemente mais simples de atualizar.
Computador fixo versus portátil versus tablet
Se o computador for utilizado apenas em casa ou no escritório e não necessitamos da portabilidade, podemos tirar partido de um monitor muito maior do que aquele que teríamos num portátil. Os monitores de computadores fixos são normalmente maiores que 17 polegadas. Atualmente podemos comprar monitores de 23, 27, 30 ou ainda mais polegadas.
Atualmente, a maior parte dos computadores portáteis oferece a possibilidade de serem ligados a monitores adicionais, mas, uma vez mais, estaremos a pagar mais. Assim, a não ser que necessitemos verdadeiramente da portabilidade, devemos escolher um modelo de secretária.
Tablet
Já ouviram falar, com certeza, de um terceiro tipo de computador, a que se chama tablet. Aqui, nesta categoria, encontramos dispositivos como por exemplo os iPads da Apple e os tablets Android.
Têm ecrãs táteis incluídos e são operados através do toque. Não recomendo o iPad ou um dispositivo Android como sendo o vosso único computador. Não são tão poderosos ou capazes de fazer trabalho profissional e correm um sistema operativo diferente do que pode ser encontrado num computador fixo ou num computador portátil. No entanto, se estiverem interessados num tablet, mas querem também o poder e a capacidade de um sistema operativo de secretária, podem considerar uma outra categoria de computadores que são os computadores híbridos.
Computador híbrido
Nesta categoria estão incluídos computadores como por exemplo o Microsoft Surface, que é um tablet que corre a mesma versão do sistema operativo Windows que podemos encontrar em computadores portáteis. Podemos operá-lo apenas com os nossos dedos, ou podemos ligá-lo a um teclado para que se pareça mais com um computador portátil.
Computador fixo versus portátil versus tablet
Assim, tal como acontece com um computador portátil, se não necessitarmos da portabilidade, é melhor considerar a compra de um computador de secretária.
Apesar de tudo, Os computadores do tipo tablet são bons dispositivos para se ter e a realidade é que podemos fazer todo o tipo de trabalho neles, desde o processamento de texto a edição de vídeo. No entanto, não considero que devam ser os únicos computadores que se devam ter num escritório ou numa casa em que haja pessoas que estudam ou trabalham.
Este artigo foi escrito na sequência da exploração dos componentes de um computador.
Deixem as vossas experiências com estes tipos de computadores nos comentários! Qual é a vossa experiência com computador fixo versus portátil versus tablet?