Para aqueles que nunca abriram um PC, podem achar que abrir um computador é algo semelhante a fazer uma cirurgia. Na realidade, dentro de uma caixa de computador encontramos muitas peças. De certa forma é mesmo uma cirurgia, uma vez que vamos ver o interior do computador. Este é um dos locais em que devemos ter muito cuidado. Um cuidado que podemos é utilizar uma pulseira anti eletricidade estática e utilizar procedimentos anti eletricidade estática.

Como é que se abre uma caixa? O desafio é não existir uma forma padronizada para abertura de caixas. Todas as caixas são diferentes de uma forma ou de outra. A maior parte das coisas abre desapertando dois parafusos na parte posterior da mesma. Sai um dos painéis laterais e temos acesso ao sistema, onde vemos diversos constituintes.

PC aberto
PC aberto

Algo que se destaca é a fonte de alimentação. A sua função é pegar na corrente que chega até ao computador e convertê-la em corrente contínua de 5 ou 12 volts.

Fonte de alimentação
Fonte de alimentação

Algo que também se evidencia num sistema que a possua é a placa gráfica, que deve ser removida com muito cuidado assim como qualquer outra placa que se encontre instalada num computador.

Placa gráfica

Algo que deverá estar sempre presente é a memória RAM (Read Only Memory). Cada pedaço individual de RAM é chamado de stick.

Memória RAM
Memória RAM

Por baixo de uma ventoinha, encontramos um dissipador de calor que se encontra por cima do processador ou CPU (Central Processing Unit), o “cérebro” do computador.

Processador por baixo do dissipador e ventoinha
Processador por baixo do dissipador e ventoinha

A maior placa que encontramos é a motherboard ou placa mãe. Praticamente tudo o que constitui o computador liga-se direta ou indiretamente à motherboard. A placa gráfica e a memória RAM conectam-se diretamente à motherboard. Existem, no entanto, outros componentes que se ligam através de cabos de dados.

Motherboard
Motherboard

Um exemplo disso são os drives óticos como por exemplo os leitores/gravadores de CD, DVD ou Blu-ray. A ligação de dados mais comum neste momento é designada por SATA.  

Drive ótico
Drive ótico

Outro componente que encontramos dentro do sistema é o disco rígido. Aqui encontramos novamente uma ligação SATA como aquela que existe para ligar os drives óticos.

Disco rígido
Disco Rígido

Estes tipos componentes que não se ligam diretamente à motherboard necessitam também de uma ligação para lhes fornecer energia.

Para além disto, temos também as ligações da motherboard para a caixa do sistema. Estes cabos fazem a ligação para o painel frontal onde encontramos por exemplo portas USB, entradas/saídas de áudio, botão On/off, reset e luzes. Podemos ainda encontrar ligações para ventoinhas.

Sumário:

Todas as caixas abrem de forma diferente, pelo que se não souberem como as abrir, podem utilizar o método de tentativa/erro ou fazer uma consulta ao manual de operações.

A unidade do sistema contém: uma fonte de alimentação, uma motherboard, um CPU e outros componentes.

A unidade do sistema utiliza diversos tipos de cabos para ligar portas, interruptores, luzes e ventoinhas.