Quando falamos de marketing online, falamos da promoção de um negócio online utilizando diversos canais.

Estes canais incluem a pesquisa, as redes sociais, o vídeo, o e-mail e as exibições. Atualmente, os clientes vivem no meio destes canais e o objetivo do marketing online é encontrar formas de estar presente e permanecer presente no momento certo para capturar o cliente.

A Internet transformou a forma como as pessoas compram produtos ou serviços. Com um smartphone, essa experiência pode ser em qualquer local. Isto coloca o cliente no comando do processo de compra. Os clientes estão armados com os recursos para fazer pesquisas, comparar opções, partilhar o que encontraram e até perguntar a outros clientes por recomendações, tudo isto de forma digital. Tudo isto acontece, frequentemente, em simultâneo.

O que foi em tempos a norma no marketing está agora a ser ultrapassado pelo seu correspondente online. As pessoas leem cada vez menos documentos impressos, enquanto a leitura de documentos digitais aumenta. Os serviços de televisão por cabo estão a ser cada vez menos utilizados e substituídos pelos serviços de empresas digitais como por exemplo a Netflix. Andamos distraídos com os nossos dispositivos móveis quando andamos pela rua, pelo que nos escapam os anúncios nas janelas e nas paragens dos autocarros. A música que nos é fornecida pelos serviços de streaming está a substituir o rádio. Em muitos destes serviços, a possibilidade de comprar um serviço premium elimina a nossa exposição à publicidade. As páginas amarelas estão a ser substituídas pelo “Local Guides” da Google ou o Yelp, onde o consumidor pode facilmente ver fotografias de um negócio ou ler avaliações sobre o mesmo. Mesmo dentro das lojas tradicionais as pessoas estão com os seus telemóveis na mão, a ler códigos de barras, à procura de ofertas e a decidir se não será mais barato comprar online. É aqui que entra o marketing online.

Temos de destacar o nosso negócio no meio deste percurso que o cliente faz. Com tantos pontos de interações e aquilo que parece uma quantidade infindável de canais, o marketing online pode parecer esmagador. Para mantermos o foco, vamos dividir os meios em três tipos: pago, possuído e ganho.

O Marketing Online pode ser encontrado da interseção de três elementos: os meios pagos (os anúncios), os meios possuídos (o website e listas de e-mail) e os meios ganhos (orgânicos).
O que é o Marketing Online

O meio pago é aquele pelo qual temos de despender algum valor. Isto incluirá canais como por exemplo o Google AdWords, os anúncios pagos do Facebook, e o marketing de exibição.

Os meios possuídos abrangem canais como por exemplo o website, a lista de clientes que utilizamos para enviar e-mails e um blog com seguidores ativos.

No meios ganhos entramos no mundo das pesquisas orgânicas. Aqui entram canais como as redes sociais, menções noutros blogs e artigos escritos sobre nós.

Todos estes canais se sobrepõem à medida que os utilizadores interagem com cada um deles. Em conjunto, formam os fundamentos do marketing online. O marketing online é o processo de colocar o nosso negócio à frente do cliente no percurso que ele faz.