Quando queremos perceber de que é que um computador é capaz, devemos ter em atenção três coisas: Qual é o tamanho do seu disco, quanta memória RAM tem instalada e qual o seu processador.

Quem não está familiarizado com computadores tem, com certeza, dificuldade em saber o que é que estes três termos significam. Para ajudar a esclarecer estes conceitos, vou fazer uma analogia:

Disco duro/rígido
Disco duro/rígido

Este é um disco duro. É também por vezes referido como disco rígido. É o dispositivo de armazenamento do computador. É provável que raramente o vejam como está aqui, por ser um dispositivo interno, mas ficam a saber qual é o seu aspeto. Podemos pensar nele como sendo um armário ou uma estante onde se guarda tudo o que está no nosso computador: programas, documentos ou vídeos, por exemplo. De forma simples, tudo o que está armazenado no nosso computador, está armazenado no disco duro.

Módulo de memória RAM
Módulo de memória RAM

Este é um módulo de RAM – Random Access Memory, a que chamamos apenas de RAM ou de memória. Podemos fazer uma analogia entre a nossa memória RAM e a secretária em que trabalhamos. Para podermos abrir os documentos, pastas e livros com que trabalhamos normalmente, temos de ter espaço na nossa secretária para os podermos manipular. Quanto maior for a secretária, maior a quantidade de itens com que podemos trabalhar de cada vez. Por sua vez, quanto mais memória RAM tivermos, mais aplicações podemos utilizar em simultâneo no nosso computador. É por este motivo que uma das atualizações mais frequentes, nos computadores, é o aumento de memória RAM. Adicionar mais RAM é o mesmo que trocar uma mesa de trabalho para uma maior. Ficamos com mais espaço para trabalhar com os itens que utilizamos.

CPU / Processador
CPU / Processador

O outro item que mencionei é o CPU – Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento, normalmente chamado de processador. O CPU é o “cérebro” do computador e é o item responsável por todas as funções do computador, desde o processamento das instruções dos programas que estamos a correr até manter o sistema operativo em funcionamento. Na analogia com a nossa mesa de trabalho e o armário, o CPU somos nós. Podemos ter um armário cheio de documentos e uma mesa enorme para trabalhar com eles, mas sem nós, nada acontece.

Podemos aumentar o espaço no nosso disco rígido, o que corresponde a comprarmos um armário maior ou até um armário adicional para podermos armazenar mais documentos e pastas. Podemos aumentar a RAM a que corresponde comprar uma mesa ou secretária maior. No entanto, o CPU raramente é atualizado por ser um processo mais complicado e mais dispendioso e que muitas vezes está associado à substituição de outros componentes. Assim como é difícil atualizarmo-nos, também é difícil atualizarmos o nosso CPU.

Existe muito mais dentro do nosso computador do que apenas o disco rígido, a RAM e o CPU. Temos placas de vídeo, portas de entrada e saída, drives de CD/DVD, placas de expansão, etc. No entanto, o espaço de armazenamento, a memória e o processador são das coisas mais importantes a considerar quando avaliamos um computador. Irei abordar noutros artigos esses outros componentes.

Este artigo é uma continuidade de: O que é um computador?

Gostam desta analogia? Têm alguma outra que queiram sugerir?