Quando acabamos de desempacotar uma caixa com um “supercomputador”, temos um problema: não temos periféricos. Não temos um monitor, um teclado ou uma impressora ou qualquer outra coisa que nos permita interagir com o computador.
Vamos agora ver o que são as portas do computador e como é que estas nos permitem ligar os periféricos.
Existem diferentes portas padrão que encontramos hoje em dia nos computadores mais frequentes. Vamos agora ver os nomes dessas portas.
USB – Universal Serial Bus
Estas portas são do tipo USB A, mas por enquanto já fico satisfeito se as souberem reconhecer como sendo portas USB. As portas USB são utilizadas para praticamente tudo. Hoje em dia é difícil encontrar um periférico que não tenha uma porta USB. Na parte de trás do sistema encontramos várias destas portas e existe um motivo para isso: as pessoas utilizam imenso as portas USB.
Ethernet
Esta porta é utilizada pelas redes. Se tivermos uma rede baseada em fios, teremos de utilizar uma destas portas. O cabo que se vai ligar a estas portas tem de ter um conetor ethernet de 8 portas. O seu nome oficial é RJ45.
E-SATA (External Sata)
As ligações e-SATA são desenhadas quase exclusivamente para discos externos. Esta é uma ligação extremamente rápida e poderosa.
Sony/Philips Digital Interface (S/PDIF)
As ligações S/PDIF são feitas utilizando fibra ótica. Existe também uma versão que vem com um cabo coaxial semelhante ao que é utilizado para fazer ligações a televisões com serviço de cabo. No entanto, o S/PDIF é utilizado não para vídeo, mas sim para áudio. Pode ser utilizado para sistemas “home theater” com elevada qualidade de som. Se virem uma ligação S/PDIF na parte de trás do vosso sistema, é bem provável que a motherboard que compraram tem a funcionalidade de “home theater”.
DVI (Digital Visual Interface)
Vamos agora olhar para as ligações deste tipo que se chamam DVI. Esta é, atualmente, a principal ligação de vídeo nos sistemas. Podemos ligar aqui monitores ou projetores.
HDMI (High-Definition Multimedia Interface)
A próxima ligação de que vos quero falar é a chamada HDMI. Podemos utilizar esta ligação para ligar o computador a uma televisão, um leitor de blu-ray, um recetor de “home theater” ou outro equipamento que utilize também este tipo de ligação. O HDMI transporta simultaneamente áudio e vídeo. É um dos poucos tipos de conector que transporta as duas coisas.
Mini audio jacks
Se virem estes seis conectores, o que precisam de ligar aqui é um jack de oitavo de polegada ou mini RCA. Estes são muito populares e são utilizados em diversas coisas. Nos computadores, são utilizados como uma ligação para microfones, auscultadores ou colunas. Existem seis tipos diferentes de ligações. O azul é o “line in” para que possamos enviar som de outra fonte. O verde é provavelmente o mais famoso pois é utilizado pelas colunas stereo. O cor-de-rosa é para microfones e os restantes são para sistemas de som 5.1. Temos colunas laterais, colunas traseiras e a coluna central e o subwoofer. Cada uma destas ligações é desenhada para suportar duas colunas diferentes.
Fonte de alimentação
A fonte de alimentação pode não ser muito apelativa, mas é muito importante para o nosso computador. Sem energia, nada no nosso computador funciona. Podem ver na imagem uma ligação padronizada de ligação à corrente elétrica. Liga-se apenas de uma forma e é assim que fornecemos energia ao nosso computador.
Ligações do painel frontal
Muitos sistemas, atualmente, têm um painel frontal como este. Os painéis frontais estão lá apenas por conveniência. Aqui podemos encontrar o botão para ligar/desligar, o botão de reset, mas é nas ligações que estou agora mais interessado. Temos aqui cinco portas USB, o que é sempre bom para se quisermos, por exemplo, ligar uma pen drive ou algo semelhante. Temos também ligações para microfone e headphones. Nalguns painéis frontais encontramos também uma porta Firewire. O Firewire já por cá anda há uns tempos. Tem um funcionamento muito semelhante ao do USB, para o qual tem vindo a perder terreno. Os equipamentos que poderão encontrar que utilizam ainda Firewire são câmaras de vídeo. Garantam que sabem reconhecer esta ligação, pois é uma que costuma aparecer nos exames A+ da CompTIA.
É excelente termos um computador extremamente recente, todo artilhado com a última tecnologia. No entanto, nem toda a gente trabalha com este tipo de computadores e o exame A+ da CompTIA sabe disso. Por este motivo, falam muito de ligações antigas que não se veem frequentemente nos novos sistemas. Estes tipos de ligações são conhecidos como sendo do tipo “legacy” (em desuso). Vamos então agora ver algumas ligações mais antigas.
O tipo de ligação física é conhecido como sendo mini DIN, um padrão alemão. Os ligadores são conhecidos no mundo dos PC’s como sendo PS2 (por ter sido esse o modelo do primeiro computador que as utilizou). A ligação roxa é utilizada para teclados e a verde é utilizada para ratos. Estas ligações eram muito úteis. Hoje em dia praticamente desapareceram, tendo sido substituídas pelas ligações USB.
Se olharmos para estas três portas, vemos que são semelhantes. Têm um formato em forma de D e é por este motivo que estas ligações são chamadas genericamente de ligações do tipo D. Algumas delas têm perfurações. São as chamadas ligações fêmea. Outras têm pinos e são chamadas de ligações macho. A ligação verde é a avó de todas as portas de entrada/saída. É uma porta série. Podem ver que tem nove pinos. É um conector macho DB de nove pinos. Na motherboard é macho, mas qualquer coisa que lhe consigamos ligar será fêmea. Era isto que era utilizado antigamente para coisas como o rato ou até mesmo impressoras. Por cima dela, encontramos uma porta paralela a roxo. As portas paralelas eram ligações originais nos primeiros computadores da IBM há 30 anos atrás e ainda hoje as podemos encontrar por aí. Eram utilizadas muito frequentemente para ligar impressoras. Temos aqui uma ligação D fêmea de 25 pinos. A última ligação de que quero aqui falar é da azul. Podem ver que é uma ligação do tipo D mas tem três linhas com cinco pinos em cada linha. Esta é uma ligação VGA. É o tipo de ligação vídeo mais antigo. Poderemos ligar aqui um monitor ou um projetor.
O nosso objetivo por enquanto é apenas o reconhecimento visual de cada um destes tipos de ligação.
Sumário:
A maior parte dos periféricos modernos utiliza o Universal Serial Bus (USB).
Outros tipos de ligações que podemos encontrar incluem o E-SATA, DVI, HDMI e ligações áudio.
As portas paralela, série e VGA são consideradas como sendo “legacy” (em desuso).
Achei interessante!!